Benefícios do Pilates

Benefícios do Pilates

Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção postural.

É importante ressaltar que a prática do pilates pode atingir diversos públicos, tais como: gestantes, atletas, idosos, pessoas em reabilitação de lesões, crianças e etc. O foco da atividade varia conforme o objetivo. O profissional que dará a aula fará exercícios específicos para atingir os resultados desejados.

Sendo assim, o instrutor irá analisar os sinais que o aluno apresenta através dos movimentos corporais, e então desenvolver exercícios que façam a integração completa do corpo. Entre os pilares do exercício estão:

Respiração – a respiração é primordial durante toda a atividade, e deve estar sincronizada com o movimento.
Controle – tem o objetivo de aprimorar a coordenação motora e evitar contrações musculares impróprias, ou desnecessárias, através do controle do movimento, executando-o de forma suave e equilibrada.
Precisão – necessário para a qualidade do movimento e realinhamento postural, auxilia no controle e equilíbrio dos músculos.
Fluidez – a finalidade deste princípio é proporcionar leveza ao exercício, com controle dos movimentos para evitar impacto de peso durante a atividade.
Concentração – como já deixa claro no nome, o intuito é manter total concentração na execução do movimento para garantir o máximo de eficácia.

Agora que você conhece um pouco sobre o pilates, que tal entrar em contato com um instrutor e experimentar todos os benefícios da prática?

Fonte: Eko’7 Saúde

Deixe um comentário.

Faça login com seu e-mail.