Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro

Hábito de ler antes de dormir auxilia na qualidade do sono
Não é novidade que o contato com telas antes de dormir pode prejudicar seu sono. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, é muito comum dar aquela espiadinha no celular antes de dormir, ou até mesmo assistir televisão. E já que em 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro, vamos conversar um pouco sobre os benefícios da leitura antes de dormir e tentar despertar em você um novo hábito que vai elevar a qualidade do seu sono.

Um estudo realizado em 2009, pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, aponta que ler um livro diminuiu o ritmo dos batimentos cardíacos e alivia tensões musculares.

É bem provável que você já tenha sentido a sensação de olhos pesados/cansados quando lê antes de dormir, isso acontece, pois o sono está relacionado a produção de melatonina, que inicia normalmente à noite. A melatonina é influenciada diretamente pela luminosidade, especificamente com a falta dela, por isso, quando a leitura é feita em um ambiente de pouca luz, causa sensação de sonolência.

Sendo assim, quando você tem acesso aos aparelhos eletrônicos antes de dormir, atrapalha a produção de melatonina, o que prejudica seu sono. Por isso, a leitura em e-books também não é recomendada à noite. O negócio é optar por aquele bom e conhecido livro impresso.

Quando você lê antes de dormir, se conecta com outro mundo, viaja pela leitura, se teletransporta e tira o foco dos seus problemas diários, que muitas vezes lhe fazem ficar acordado. A prática ainda exercita seu cérebro, algumas pesquisas mostram que o hábito da leitura pode ajudar na prevenção ao Alzheimer.

Cá entre nós, se ler já é bom, ler antes de dormir é quase uma combinação perfeita. Para completar o clico de sono de forma impecável, somente com o conforto e qualidade de um colchão Eko’7.

Fonte: Eko’7 Saúde


GOSTOU? COMPARTILHE POR AÍ!

Deixe um comentário.

Faça login com seu e-mail.