Frio é responsável por gripes e resfriados?

Frio é responsável por gripes e resfriados?

Será que a onda de frio que atingiu vários estados brasileiros pode ser responsável pelos diversos casos de gripe?

De fato, o clima gelado pode ser um gatilho, mas não age diretamente no sistema imunológico. Ou seja, por si só, o frio não é responsável pelos resfriados. Agora, sabe aquele casaco que você usa uma vez por ano? Se ele não estiver bem higienizado, pode ser um estímulo.

Em entrevista ao Uol, o imunologista Fábio Castro, explica que nesta época existem muitos fatores que podem ocasionar os resfriados, como a mudança brusca de temperatura, ar seco e frio, aglomeração de pessoas e, como citado anteriormente, peças que mal higienizadas que podem ter ácaros, muito prejudiciais para quem sofre com problemas de rinite e asma.

A verdade é que você deve ouvir sua mãe quando ela diz: “leva um casaquinho” para se proteger do frio, mas também precisa seguir uma vida saudável, com alimentação adequada, atividade física e boas noites de sono, para que seu sistema imunológico tenha uma resposta mais eficaz aos vírus.

O que acontece, é que em tempos de frio, as pessoas se acumulam em locais fechados e a transmissão dessas doenças aumenta. Isso nós aprendemos de forma mais clara com a Covid-19, né? Então, além de estar bem agasalhado, manter uma vida saudável, para garantir ficar bem longe desses resfriados, higienize as mãos com frequência, fuja de ambientes sem ventilação e evite contato com pessoas que estejam gripadas.

Fonte: Eko’7 Saúde

Deixe um comentário.

Faça login com seu e-mail.