Pinhão é aliado da visão e do cérebro.

Pinhão é aliado da visão e do cérebro.

Conhecido principalmente na região sul e sudeste do Brasil, o pinhão vem da semente da araucária e é legitimamente brasileiro. Cheio de nutrientes, e com comercialização elevada entre os meses de março a agosto, o consumo do pinhão pode ter muitos benefícios.

Embora algumas pessoas imaginem que a semente seja calórica, na verdade, tem menos calorias do que castanhas, amêndoas e nozes, muito usadas em dietas. O alimento tem fibras, potássio e antioxidantes que fazem bem para o corpo humano, desde que, sem exageros. Confere aí algumas vantagens em consumir a semente:??

  • Ajuda na saciedade: por conta das fibras , ao serem consumidas, elas formam uma espécie de gel no estômago, o que atrasa o ‘esvaziamento’ do órgão, e assim, promove absorção gradativa dos nutrientes, além de proporcionar sensação de saciedade.
  • Aliado de quem sofre de anemia: o pinhão conta com quantidades de ferro e cobre. Enquanto o ferro é importante para a prevenção da anemia, o cobre ajuda na absorção.
  • Eleva a imunidade: com a presença da vitamina C, o alimento torna-se um aliado para o organismo no combate à doenças como resfriados e gripes.
  • Bom para a visão: a semente contém luteína, antioxidante que evita a degeneração macular pela idade, o que diminui os riscos de catarata.
  • Melhora o funcionamento do intestino: novamente, graças às fibras presentes no pinhão é possível prevenir problemas intestinais, como a prisão de ventre.

-Contribui para as funções cerebrais: a semente tem minerais importantes para o cérebro, como o potássio e o fósforo, e ainda contém fonte de vitaminas do complexo B, bom para o funcionamento cerebral. ?

Depois de tanta informação positiva, a gente acredita que você vai querer incluir o pinhão na sua alimentação.

Deixe um comentário.

Faça login com seu e-mail.